Asp Traqueal - Instruções

 

ASPIRAÇÃO TRAQUEAL
A aspiração Traqueal é utilizada quando o paciente apresenta árvore traqueo-brônquica secreções que não consegue eliminar. Muito utilizada no tratamento de atelectasia causada por secreções para a aspiração das mesmas.
Esta técnica usa sonda para ser executada e geralmente esta sonda é conectada a um sistema de vácuo, introduzido na via aérea artificial e tem como objetivo manter as vias aéreas permeáveis, restaurar as trocas gasosas e melhorar a oxigenação artério pulmonar além de prevenir infecções.
A aspiração deve ser efetuada quando há ausculta de sons pulmonares adventícios (roncos, estertores) ou aumento do pico da pressão inspiratória no ventilador mecânico, ou ainda quando a movimentação de secreções é audível (quando o paciente apresenta árvore traqueo-brônquica secreções que não consegue eliminar. Muito utilizada no tratamento de atelectasia causada por secreções para a aspiração das mesmas).
As terapias envolvendo a aspiração traqueal, são geralmente indicadas e prescritas por médicos pneumologistas, trata-se de especialista que estuda o sistema respiratório, principalmente as vias respiratórias inferiores (traqueia e brônquios), pulmões e pleura (tecido que recobre os pulmões). Além dessas regiões, os pneumologistas também avaliam o mediastino (área do corpo que se situa entre os pulmões).
Cabe ao médico pneumologista diagnosticar, tratar e contribuir para a prevenção de males do aparelho respiratório. Principalmente as vias aéreas inferiores. Esse especialista tem papel central no combate às patologias respiratórias, doenças comuns que podem ser perigosas.
A CPL Medical's produtos médicos, conta em sua linha de produtos com dois tipos de sondas de aspiração traqueal descartáveis (com e sem válvula), para auxiliar no tratamento de doenças pulmonares ou quaisquer tipos de complicação nas vias respiratórias.
As sondas de aspiração traqueal sem válvula podem ser encontradas nos tamanhos que se iniciam na de n°2 com diâmetro externo de 1,67mm e cumprimento de 400mm e indo até a de n°20 com diâmetro externo de 6,7mm e cumprimento de 500mm, com esterilização em óxido de etileno ou raios gama.

 

SONDAS
DE ASPIRAÇÃO
TRAQUEAL
CPL MEDICALs

 

As sondas de aspiração traqueal com válvula podem ser encontradas nos tamanhos que se iniciam na de n°4 com diâmetro interno de 0,9mm, diâmetro externo de 1,67mm e cumprimento de 400mm e indo até a de n°16 com diâmetro interno de 3,8mm, diâmetro externo de 5,3mm e cumprimento de 500mm, com esterilização em óxido de etileno.

 

Para ambas o manuseio e administração é o mesmo.

1. Verificar a integridade da embalagem unitária e o prazo de validade do produto;
2. Calçar luvas descartáveis e estéreis;
3. O paciente deve estar deitado ou semi-deitado. A cabeça deve ficar inclinada para trás, porém o pescoço deve estar posicionado para frente;
4. Umedecer a sonda com lubrificante estéril e introduzir através de uma narina, à medida que a mesma penetrar na nasofaringe, solicitar ao paciente que exteriorize a língua;
5. Com a outra mão, segurar a lingua com gaze e tracionar. Quando o paciente inspirar, introduzir rapidamente na traquéia.
6. A sonda deve deslizar para dentro da traquéia sem oferecer nenhuma resistência. Caso contrário o paciente engasga e regurgita a ponta proximal através da boca. Se isso ocorrer, puxe de volta até a ponta estar novamente na orofaringe e repetir o procedimento;
7. Quando a sonda esta na traquéia consegue se movimentar a mesma facilmente. Com a sonda posicionada, aplicar a aspiração na ponta distal da sonda durante alguns segundos.
8. Ao final do procedimento, retirar a sonda de modo delicado.

Trata-se de um produto médico de uso único, devendo ser destruído após uso e descartado em local próprio para materiais contaminados, tendo seu reprocessamento proibido. Este produto só poderá ser instalado por profissional habilitado; não utilizar caso a embalagem esteja aberta, danificada ou com prazo de validade vencido. Armazenar em local seco, limpo e ao abrigo de luz. O produto não causa efeitos colaterais desde que seja utilizado corretamente de acordo com a finalidade de uso.

 

Cookies?